Salto Daiane dos Santos: Entenda como o Salto Ficou Conhecido

por | dez 1, 2021

Entenda mais sobre a Modalidade da Ginástica Artística

A ginástica artística é um esporte competitivo, pois exige dos ginastas um conjunto de exercícios corporais meticulosamente realizados para demonstrar domínio do corpo, como força, agilidade, elasticidade e beleza.

A ginástica artística baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos e suas modalidades variam entre o público feminino e o masculino. Esse esporte é um dos que mais desafiam os limites do corpo dos ginastas, pois requer comprometimento dos atletas ao participar de competições individuais e de equipes.

O objetivo da ginástica artística é apresentar movimentos acrobáticos, que consistem em giros, piruetas e rotações em torno do corpo para obter a melhor nota de acordo com a avaliação dos juízes, que avaliam a dificuldade da execução dos movimentos.

Os exercícios e movimentos executados por cada ginasta são avaliados por um júri conforme métodos de pontuação, qualificados pelo valor máximo de dificuldade do exercício. São, ainda, registradas as falhas de execução dos elementos mais simples e dos mais complexos, além da averiguação do grau de dificuldade da apresentação.

Na história dos jogos olímpicos, a ginástica artística ganhou destaque com o desempenho das ginastas femininas em Munique, 1972. A primeira participação do Brasil, por sua vez, em uma Olimpíada foi somente em 1980, em Moscou.

Nos anos 2000, nos jogos de Sydney, finalmente o Brasil levou, pela primeira vez, às olimpíadas duas ginastas brasileiras. Logo após, em 2003, a ginasta Daiane dos Santos entrou para a história da ginástica artística brasileira por se tornar a primeira mulher a conseguir uma medalha de ouro individual.

Conheça a Apresentação Icônica de Daiane dos Santos

Quando falamos em ginástica artística, com certeza, você já deve ter ouvido falar da ginasta Daiane dos Santos. Ela foi a primeira atleta do mundo a realizar o salto conhecido como “duplo twist carpado”.

Daiane dos Santos é natural de Porto Alegre – RS. Ela é considerada uma referência na ginástica por executar um dos maiores saltos acrobáticos do país. Por ser a primeira e única a realizar o movimento, o duplo twist carpado recebeu, em sua homenagem, o nome de “Dos Santos”. A atleta, inclusive, segue sendo a única atleta do mundo a realizar tal salto.

Ao som de “Brasileirinho”, uma trilha sonora cativante que ficou marcada como cartão de visita de Daiane dos Santos, a ginasta impressionou os juízes ao executar o duplo twist carpado no Mundial de Anaheim, na Califórnia, Estados Unidos, em 2003, quando levou medalha de ouro na prova do solo.

Duplo Twist Carpado

Esta técnica foi executada com perfeição por Daiane dos Santos. A ginasta empurra o chão com o pé e começa a correr. Quanto mais rápido se corre, mais força haverá para realizar o salto. Em seguida, ela se desloca para iniciar a rondada + flic, dois movimentos rotatórios que ajudarão Daiane a acumular ainda mais força para o salto.

Após saltar, Daiane dos Santos exerceu uma força sobre o solo, assim, foi lançada para o ar. Em seguida, ela realizou os movimentos de rotação no ar até aterrissar, com um impacto mínimo do solo sobre o corpo de Daiane dos Santos.

O duplo twist carpado é uma variação do salto twist, que consiste em saltar de costas, fazer um giro de 180 graus (twist) e dar duas voltas no ar sem colocar os pés ou as mãos no chão. Tal técnica se classifica como uma espécie de salto mortal, pois o corpo da ginasta é flexionado na altura da cintura e as pernas permanecem longilíneas, aumentando o grau de dificuldade do grande feitio da ginasta brasileira Daiane dos Santos.

Durante a execução do movimento, Daiane dos Santos saltou de uma distância de 2,40 metros sem tomar impulso. No ponto alto da travessia, a cabeça pode chegar a 2,80 metros de altura em apenas um segundo. A atleta ganhou destaque devido a tal movimento possuir um alto nível de dificuldade.

Dos Santos l Sobrenome que Marcou a História da Ginástica Artística

Daiane dos Santos marcou a história da ginástica artística ao nomear duas acrobacias: Duplo twist carpado (Dos Santos) e uma variação da primeira, o Duplo twist esticado (Dos Santos II).

O Duplo twist carpado surgiu de uma ideia do treinador, quando um salto necessitava ser substituído. Até então, o movimento não existia.

Daiane dos Santos tornou-se uma grande inspiração para os ginastas brasileiros e é uma das maiores ginastas artísticas que o Brasil já conheceu. Se, assim como Daiane, você deseja ser um ginasta, entre em contato com a ASGYM, Academia de ginástica artística em Vitória (ES) e saiba mais informações sobre as nossas modalidades.

 

Leia Mais :

Importância do Ganho De Força Muscular | Ginástica Artística

Conheça quais são as Modalidades da Ginástica Artística

Consciência corporal na infância | Entenda a importância

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais