Entenda por que o Aquecimento é tão Importante ?

por | dez 15, 2021

Como Funciona o Aquecimento Antes das Aulas de Ginástica Artística?

Como o próprio nome já diz, o aquecimento consiste no aumento da temperatura corporal a fim de preparar o corpo e a circulação sanguínea antes de alguma atividade física. O aquecimento tende a elevar a frequência cardíaca para melhorar a mobilidade e o desempenho nas aulas de ginástica artística.

Como uma máquina que requer manutenção para que funcione bem, assim o corpo humano funciona. Por isso, iniciar uma atividade demanda cuidados especiais, já que, ao partir de um estado de repouso, o nosso corpo pode se desgastar e desenvolver lesões. Assim, saber fazer aquecimento  nas aulas de ginástica artística torna-se um diferencial para obter um bom desempenho.

Diante disso, é importante entendermos um pouco melhor como o aquecimento funciona para garantir uma alta performance durante o treinamento. Pensando nisso, a  ASGYM, Academia de Ginástica Artística em Vitória (ES) falará, no blog de hoje, sobre a importância do aquecimento corporal.

Afinal, o que é Aquecimento Corporal?

O aquecimento deve ser parte inicial de qualquer exercício. Além disso, para obter bons resultados na execução dos movimentos e acrobacias nas aulas de ginástica artística, é importante realizar os treinos com constância para evitar lesões.

Muitos se questionam se realmente é necessário realizar o aquecimento antes de efetuar alguma atividade motora. Como o nome já indica, essa prática é recomendada antes de qualquer exercício, uma vez que os benefícios apresentados estão relacionados à preparação física e emocional.

Aulas de Ginástica Artística e o Aquecimento Corporal

Nas aulas de ginástica artística, normalmente, antes de executar qualquer movimento nos aparelhos solos ou de equipe, os ginastas devem realizar o aquecimento.

Para cada aparelho de ginástica artística, existe uma maneira de aquecer, como, por exemplo: no salto sobre a mesa, é facultada a realização de até dois saltos na etapa classificatória e três saltos na final; nas barras paralelas e assimétricas, os atletas possuem um tempo necessário para realizar ajustes no aparelho; já nos demais aparelhos, nas aulas de ginástica artística, os atletas possuem tempo suficiente para se aquecerem.

De um modo geral, o aquecimento corporal favorece a diminuição de incômodos que podem ocorrer durante a execução dos movimentos iniciais da ginástica artística.

Existem vários tipos de aquecimento que podem ser feitos, por isso, a maneira ideal dependerá do movimento e do exercício a serem realizados.

Os tipos de Aquecimento Corporal

Para aumentar a temperatura corporal, existe o aquecimento passivo, que eleva a temperatura do corpo com um gasto mínimo de energia. Já o aquecimento ativo são todos os movimentos que antecedem as atividades motoras.

Aquecimento Geral

O aquecimento geral também é conhecido como sistêmico ou aeróbico. Seu objetivo é elevar a frequência cardíaca e a circulação sanguínea. Ele ativa o sistema cardiorrespiratório, para fazer o seu corpo entender que você praticará alguma atividade física.

O aquecimento do corpo nas aulas de ginástica artística vale-se do trabalho aeróbico para executar exercícios de baixa intensidade, por exemplo:

Corrida no lugar

A corrida no lugar é uma forma de realizar o aquecimento sem se deslocar, pois basta correr no lugar alternando os braços e as pernas em movimentos variados.;

Deslocamento lateral

Os movimentos com deslocamentos laterais são pequenos saltos executados de um lado para o outro.

Rotação de tronco

A rotação do tronco é um aquecimento simples, em que as pernas ficam afastadas e o ginasta deve girar o tronco para os lados, tirando o calcanhar do chão.

Polichinelo

O polichinelo é a forma de aquecimento mais conhecida. Basta que o aluno salte afastando as pernas para as laterais e, em conjunto, levante os braços acima da cabeça.

Aquecimento Específico

O aquecimento específico serve para preparar os movimentos adequados da atividade que será praticada, ou seja, nas aulas de ginástica artística os ginastas aquecem antes de começar a reproduzir os movimentos do esporte.

Aquecimento Musculoarticular

O aquecimento musculoarticular é caracterizado pelos movimentos que envolvem a execução de exercícios específicos e planejados para o corpo. Na sua execução, esse aquecimento atinge determinadas partes do corpo, pois atua sobre determinados músculos e articulações para melhorar a capacidade de absorção de impactos.

Desse modo, entende-se que o aquecimento musculoarticular é ideal para as aulas de ginástica artística, pois apresenta, como objetivo, a preparação musculoarticular para que os atletas suportem um esforço mais intenso e um aumento de cargas.

Conheça a Academia de Ginástica Artística em Vitória – ES.

A Academia de Ginástica Artística em Vitória – ES trabalha com várias categorias para atender a vários públicos, desde o infantil até o adulto. Também oferecemos treinamentos específicos para iniciantes ou atletas de alto rendimento.

A academia dispõe de suporte para alunos que querem participar de competições ou, até mesmo, para pessoas que apenas buscam por aulas de ginástica artística como uma atividade física.

Quer saber mais sobre os benefícios das aulas da academia de ginástica artística em Vitória – ES? Acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades.

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais