Conheça quais são as Modalidades da Ginástica Artística

por | nov 1, 2021

Saiba mais sobre a Ginástica Artística

A ginástica artística é um esporte no qual os atletas fazem o uso de aparelhos para demonstrar o controle do corpo por meio de força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, leveza e precisão na realização de movimentos técnicos.

Os ginastas impressionam a qualquer um com a execução de saltos e acrobacias nos mais diferentes aparelhos. Há diversos equipamentos e modos de apresentação, além disso, as aulas de ginástica artística podem ser praticadas tanto por homens quanto mulheres. 

Em ambas as categorias, feminina e masculina, existem apenas dois aparelhos que são comuns: o solo e o salto sobre a mesa. Vale lembrar, ainda, que a ginástica artística tem sido escolhida por vários atletas que buscam se destacar. Mas, você sabia que não existe apenas uma modalidade?

A seguir, confira quais são as modalidades existentes da ginástica artística.

Entenda mais sobre as Modalidades da Ginástica Artística

Diversificada e repleta de opções, a escola de ginástica artística no ES realiza a apresentação de todas as modalidades desse esporte, ou seja, individual masculino ou feminino, bem como opções em grupo. Assim, atingimos um nível de excelência ao permitir que nossos alunos realizem figuras acrobáticas e coreografias com alto nível de precisão de movimentos. 

Modalidade Masculina

As modalidades de aulas de ginástica artística masculinas estão relacionadas ao equilíbrio, força física e muita técnica no desenvolvimento dos movimentos feitos em seis aparelhos: cavalo com alças, argolas, mesa de salto, barras assimétricas, barra fixa e solo. Entenda melhor:

Argolas: este equipamento na escola de ginástica artística no ES apresenta duas argolas de madeira que ficam suspensas do solo por duas fitas com uma distância entre si, sendo esse espaço onde o ginasta deve realizar as posições de equilíbrio para conseguir executar os movimentos, sem mexer na argola.

Barra fixa: neste aparelho, o ginasta desenvolve diferentes movimentos, piruetas e giros sob uma barra suspensa a 2,55m, com uma ou ambas as mãos. Não é permitido tocar na barra com os pés e os braços do ginasta devem estar sempre estendidos. A apresentação possui duração de 15s a 30s e a aterrissagem deve ser feita de forma suave na área indicada.

Barras paralelas: na escola de ginástica artística no ES, as barras paralelas exigem bastante força. Ambas são posicionadas lado a lado e o ginasta deve desenvolver movimentos suspensos, como giros, e manter o equilíbrio. Os pés não devem tocar o chão e, durante a realização dos movimentos, os alunos se apoiam tanto nas mãos quanto nos braços. As aterrissagens, assim como os movimentos em si e as posições, devem ser estáticas.

Cavalo com alças: nesta modalidade de ginástica artística, é exigida muita força nos membros superiores. O ginasta só pode encostar as mãos no aparelho, que serve de apoio para que sejam feitos os movimentos circulares, em forma de tesoura. O cavalo com alças possui duas alças de madeira, de 12cm de altura e 40cm a 45cm de distância entre elas. À exceção das alças, nenhuma outra parte do cavalo pode ser tocada durante a apresentação.

Modalidade Feminina

As modalidades femininas na ginástica artística são uma das mais populares atualmente. Nelas, há dois aparelhos: as barras assimétricas e a trave de equilíbrio.

Barras paralelas assimétricas: este aparelho da ginástica artística feminina se caracteriza por apresentar duas barras, nas quais as ginastas devem fazer movimentos contínuos e rápidos sem que ocorra a queda.

Trave de equilíbrio: na escola de ginástica artística no ES, a trave de equilíbrio requer que as ginastas realizem a demonstração de movimentos técnicos e acrobáticos, percorrendo todo o aparelho.

Modalidade Mistas

As aulas de ginástica artística também dispõem da modalidade mista, na qual ambas as categorias podem realizar a mesa de salto e o solo. Conheça, agora, as principais características.

Salto sobre mesa: este aparelho surgiu para substituir o cavalo. No salto sobre a mesa, os ginastas têm direito a 3 tentativas de corrida. Eles devem percorrer uma distância para chegar ao trampolim e fazer giros ou piruetas sobre a mesa. As formas e as possibilidades de movimentos de ginástica artística executados são diversas, ficando a critério de cada ginasta. Além disso, a aterrissagem deve ser feita com suavidade.

Solo: o solo é um dos aparelhos mais clássicos da ginástica artística. Ele chama a atenção pela sua diversidade de elementos acrobáticos. Com uma música ao fundo, o ginasta realiza saltos e movimentos acrobáticos para demonstrar uma coreografia. Cada atleta é avaliado conforme a dificuldade do aparelho.

Escola de Ginástica Artística no ES

A ASGYM é uma escola de ginástica artística no ES que tem o objetivo de divulgar e expandir a modalidade no estado do Espírito Santo.

Nosso objetivo é atuar com diversas categorias de ginástica artística, em Vitória – ES, desde a infantil até modalidades de treinamento de alto rendimento. Oferecemos total suporte tanto para alunos que participam de competições quanto para alunos que têm o esporte como hobby.

As modalidades de aulas de ginástica artística possuem determinadas particularidades que encantam e atraem diversos públicos. Venha nos conhecer!

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais