+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Plano de aula de ginástica artística | Quais informações devem conter

Plano de aula de ginástica artística | Quais informações devem conter

por | mar 31, 2021

Como desenvolver um planejamento para a construção de uma aula progressiva

Na academia de ginástica artística em Vitória – ES trabalha com o desenvolvimento de aula progressiva, ou seja, uma aula que possui parte inicial, principal e final.

E para construir adequadamente essa aula é preciso seguir o ciclo PCA. Mas afinal, o que é esse ciclo e como ele pode ajudar a desenvolver o plano de aula e ginástica artística?

É importante que todos os pais, responsáveis e professores saibam que a aula de ginástica artística estabelecida em nossa academia segue um pilar de planejar, conduzir e avaliar.

O planejamento trata-se de desenvolver tarefas buscando um objetivo a ser alcançado por meio delas, de maneira que seja realizado da melhor forma possível.

Já a condução é a segunda etapa do PCA, nela busca-se conduzir e aplicar na prática o conteúdo planejado. É fundamental saber que nessa etapa, é preciso estar aberto a adaptações que irão fazer com que se atinja o objetivo prescrito.

Por fim, a última etapa do PCA é avaliar. O professor é o responsável por ter um olhar crítico sobre sua própria atuação. A avaliação serve para que se possa repensar nos andamentos das próximas aulas.

Passos para planejar aula de ginástica artística.

É importante compreender que para desenvolver um plano de aula e ginástica artística é preciso identificar o contexto que se está inserido, ou seja, quem é o público, como ensiná-los e quando encaixar a prática dos exercícios.

Para isso é preciso analisar o contexto como um todo, os alunos precisam ter disciplina e organização, buscar organizar o tempo, obter instruções e informações necessárias para conseguir desenvolver o plano de aula e ginástica artística utilizando-se de procedimentos e segurança.

E por fim é necessário estruturar o plano de aula de ginástica artística. Mas como fazer isso?

Bem, como todo professor é fundamental pensar em um plano anual, ou seja, quais são os objetivos que quero que meus alunos alcancem esse ano?

Pensar em eventos e quando irão ocorrer para conseguir determinar os passos que deverão ser dados para chegar lá. Buscar distribuir mensalmente conteúdos e aparelhos que irão ampliar o conhecido do aluno.

É importante frisar que esse processo de linha de tempo não é algo linear, é importante estipular metas mensalmente para que assim o professor e o aluno tenham clareza do que será desenvolvido durante este tempo.

Ou seja, basicamente é preciso criar um plano de aula e ginástica artística mensalmente para assim conseguir dividir os conteúdos adequadamente.

O plano de aula e ginástica artística visa garantir que o professor está conseguindo dividir os conteúdos e identificar as modalidades que os seus alunos estão aprendendo, e se estão conseguindo experimentar todos os aparelhos que a academia de ginástica artística em Vitória – ES possui.

Modelo de aula de ginástica artística eleva

A academia de ginástica artística em Vitória – ES, utiliza do modelo de aula ELEVA para que ele seja o mais próximo da realidade da ginástica artística para os alunos.

Esse plano de aula e ginástica artística visa pensar no desenvolvimento das crianças com a execução das atividades.

O modelo de plano de aula e ginástica artística ELEVA se destaca pois ele busca ser completo e fácil de compreender. No seu cabeçalho, consta informações gerais e aparelhos definidos que serão realizados mensalmente e será descrito os objetivos que se quer alcançar com a execução desse aparelho.

Em seguida no plano de aula e ginástica artística ELEVA consta a parte principal, é nela que o profissional irá estruturar toda a parte inicial da aula com base naquilo que se pretende trabalhar nessa parte.

Na etapa da parte principal é preciso identificar quais são as ações requeridas para o exercício, e deve-se propor ações educativas e pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento, ou seja, é importante identificar o número de aparelhos que se pretender passar ao aluno conforme o tempo de aula.

Por fim, nesse plano de aula e ginástica artística encontra-se a parte final. É nela que se define o momento de fechamento da aula.

Procure por uma academia especializada em aula de ginástica artística.

Por meio desse blog, conseguimos identificar que a academia de ginástica artística em Vitória – ES, é uma escola que possui professores altamente especializados e que são cobrados em desenvolver sempre o melhor plano de aula e ginástica artística para os alunos.

Por isso, nós da ASGYM buscamos desenvolver a parte física e social do seu filho, e promovemos a inclusão através do esporte. Somos a academia mais indicada para você que está em busca de um ambiente acolhedor e de profissionais que te estimulem na prática de exercícios.

Outras Postagens