+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Ginástica artística feminina | Tipos de exercícios aplicados

Ginástica artística feminina | Tipos de exercícios aplicados

por | abr 1, 2021

Como surgiu a ginástica artística feminina no Brasil?

A trajetória da ginástica artística feminina no Brasil começa a surgir em meados do século XIX, sendo trazida para o país através de imigrantes europeus, e se estabeleceu primeiramente nos estados do Sul do país.

Em 1858 foi fundada em Santa Catarina a Sociedade de Ginástica de Joinville, e desde então a modalidade de ginástica artística feminina vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos e reconhecimento por todo o país, possibilitando assim a abertura de novas academias, ginásios, e cada vez mais está obtendo o reconhecimento necessário através de patrocinadores e alcançando seu lugar como modalidade olímpica.

A ginástica artística feminina, também pode ser chamada de ginástica olímpica, ou seja, é uma modalidade esportiva de alto rendimento que envolve um conjunto de movimentos que exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio.

Dessa forma, uma das principais características da ginástica artística feminina é o domínio do próprio corpo.

A aula de ginástica artística feminina tem o intuito de preparar o físico das ginastas, para evitar possíveis lesões graves que podem ocorrer durante os treinos e competições.

Por isso, a nossa academia de ginástica artística em Vitória – ES ASGYM possui um vasto time de profissionais especializados para oferecer a cada um dos alunos instrutores capacitados que saibam os orientar.

 

Ginástica artística feminina e os tipos de exercícios aplicados.

Em grandes competições os times de ginástica artística feminina contam com profissionais altamente especializados que corresponde a massagistas, fisioterapeutas, educadores físicos, até técnicos e instrutores capacitados.

Entretanto, no que tange a delegação de ginástica artística feminina brasileira essas especializações encontram-se escassas, devido ao baixo investimento no esporte em geral no país e uma concentração maior do esporte nas áreas Sul e Sudeste do país, algumas regiões encontram-se em défice de atletas femininas, de preparadores especializados nesta área e a falta de profissionais capacitados para os treinamentos dessas ginastas, sendo assim, em competições de alto rendimento a equipe brasileira acaba por ser a mesma, exigindo assim mais das atletas.

Dentre as modalidades olímpicas, a ginastica artística divide-se em masculina e feminina, e ambas as modalidades possuem suas especificidades e os aparelhos adequados para a competição, sendo assim, a modalidade de ginástica artística feminina é composta por quatro aparelhos, sendo eles: Paralelas assimétricas; Trave de equilíbrio; Saltos e Solo.

Vejamos a seguir as principais características de cada um desses aparelhos e como eles são realizados em uma aula de ginástica artística feminina.

Na categoria de Paralelas assimétricas, o aparelho se caracteriza por movimentos contínuos e rápidos, além de largadas e retomadas. Balanços, suspensão, saltos, rotações, deslocamento e aterrissagem devem ser realizados de maneira continua sem paragens.

Já na Trave de equilíbrio, neste aparelho a ginástica artística feminina possibilita que a ginasta se apresente através de movimentos acrobáticos, que exigem habilidade de equilíbrio e foco da mesma.

Essas demonstrações realizadas nesse aparelho, são feitas por meio de posições estáticas, deslocamentos, rotações, saltos e balanços, além das aterrissagens juntamente com combinações coreográficas.

Na aula de ginástica artística feminina os saltos são executados a partir de uma corrida prévia, onde a ginasta coloca os dois pés no trampolim e apoia as mãos na “mesa” de saltos, para realizar uma série de rotações.

Por fim, no solo os exercícios devem envolver elementos acrobáticos que são combinados com movimentos de força, flexibilidade e equilíbrio, junto com coreografias.

Como são as aulas de ginástica artística feminina?

É importante frisar que as aulas de ginástica artística feminina para serem realizadas é preciso dividir a sala de treinamento entre meninos e meninas.

Pois, a ginástica artística feminina e a masculina trata-se de um esporte diferente para cada sexo, e as competições são realizadas separadamente.

A ginástica artística feminina é um esporte democrático, e todas as crianças podem participar desta modalidade.

 

Procure pela academia de ginástica artística em Vitória – ES.

É fundamental que nas aulas de ginástica artística feminina que realizamos, ensinemos a nossos atletas toda a história da ginástica artística para que consiga assim compreender a beleza e sacríficos do esporte.

É preciso que em cada aula de ginástica artística feminina que se entenda que não se trata apenas de um conjunto de técnicas que são bem coordenadas e ensaiadas, mas que também que trata-se de harmonia, encanto, charme e delicadeza dos movimentos, em busca de chamar a atenção do público.

Nós, da ASGYM somos uma academia de ginástica artística em Vitória – ES, que busca em cada criança, jovem ou adulto um bom desenvolvimento físico e social, procurando promover a inclusão e democratização deste esporte para que meninos e meninas possam se desenvolver em nossas aulas.

Por isso, a aula de ginástica artística feminina é fundamental, pois ela permite com que seja possível abrir portas para crianças e jovens de todas as idades que sonham em ter prestigio e reconhecimento, assim como os grandes nomes desse esporte, como Daiane dos Santos e Diego Hipólito.

Outras Postagens

Olímpiadas 2021 | Saiba como vai acontecer

Olímpiadas 2021 | Saiba como vai acontecer

Olímpiadas 2021 Os jogos olímpicos que estava marcado para acontecer em 24 de julho de 2020 em Tóquio, foi adiado por conta da pandemia do Coronavírus. A nova data estipulada para as olímpiadas 2021 está chegando e o mundo todo manteve-se apreensivo em saber se os...

ler mais