Dicas-de-Alimentacao-Antes-das-Aulas-de-Ginastica-Artistica-1667492142

Dicas de Alimentação Antes das Aulas de Ginástica Artística

por | out 1, 2022

Alimentação e a Ginástica Artística no ES

A aula de ginástica artística no ES requer um preparo da criança e do adulto que irá realizar essa prática. Esse momento pré-treino é extremamente importante porque impacta diretamente no desempenho e performance na aula de ginástica olímpica em Vitória – ES e, também, no pós treino, já que a boa alimentação fornece a energia e os nutrientes necessários para que o corpo realize os exercícios e se recupere após as aulas.

Pensando nisso, a ASGYM apresenta um guia para que você saiba quais devem ser os alimentos consumidos antes da aula de ginástica artística no ES e, também, durante a rotina do aluno de ginástica olímpica em Vitória – ES.
Iremos trazer dicas de como cuidar da alimentação também durante a rotina do aluno porque a prática de ginástica artística no ES requer cuidados com o corpo e a musculatura daquele que pratica. Além de possuir uma dieta equilibrada, é necessário que o consumo de água seja frequente. Apenas consumir durante a atividade física pode estufar o aluno e não ser o suficiente para a sua hidratação. A água deve fazer parte do conjunto de aptos de cuidado com a saúde do atleta de ginástica artística no ES.

É importante lembrar que essas são dicas gerais para os alunos que realizam as aulas de ginástica olímpica em Vitória – ES. Porém, jamais substituti a ida ao médico ou nutricionista. Precisando, a ASGYM recomenda que você procure um profissional especializado.

Ginástica Artística no ES – Como o Aluno Deve Alimentar-se Antes da Aula?


Para escrevermos essa parte do guia, utilizamos como base a publicação do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição, do Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza”, localizado dentro da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Para ler o artigo, na íntegra, clique aqui.

Cerca de uma hora antes da aula de ginástica artística no ES, o aluno deve se alimentar, com uma refeição que contenha, principalmente, alimentos que são fontes de carboidratos. Apesar de serem alimentos que causam medo, quando realizamos as aulas de ginástica olímpica em Vitória – ES e gastamos a energia fornecedia pelos carboidratos, esses alimentos não devem ser temidos. Muito pelo contrário, eles serão os responsáveis por fornecer a energia necessária para a realização da aula de ginástica artística no ES.

Os carboidratos estão presentes nos pães, cereais, massas, e em legumes como a batata, a mandioca e outros tuberculos. Quando possível, é preferível que esses alimentos sejam consumidos nas versões integrais. Tanto o pão, quanto o arroz e até os cereais integrais são alimentos para consumir antes das aulas de ginástica artística no ES porque fornecem energia por mais tempo, do que as versões que não são integrais.


Exemplos de Lanches Possíveis para Aulas em Diferentes Horários


Caso a aula seja pela manhã: caso a aula seja pela manhã, o café da manhã será a refeição antes da prática da ginástica artística no ES. Sendo assim, lembre-se de consumir alguma fonte de fibra e uma fonte de carboidrato. Para essa refeição, você pode consumir algumas fatias de pão integral ou torrada integral, com apenas a ponta da manteiga. Além disso, inclua ovos cozidos ou mexidos nessa refeição. Para o pós aula, que tal, um copo de suco de uva integral?


Caso a aula seja logo após o almoço: Nesses casos, tome cuidado para que a refeição do almoço seja mais leve. Isso porque ir muito cheio para a aula de ginástica artística no ES não é agradável, muito menos indicado. Lembre-se de comer com, pelo menos, uma hora de antecedência. Consuma macarrão ou arroz integral, atrelados a sua proteína preferida. Após a aula de ginástica artística no ES, consuma a sua fruta predileta.


Caso a aula seja durante a tarde: Antes da aula de ginástica olímipica em Vitória – ES, você pode escolher um sanduíche de pão integral com recheio de sua preferência. Evite embutidos ou industrializados e aposte mais no patê de frango, no queijo branco ou na pasta de amendoim. A bisnaguinha integral com pastas e geléias é uma ótima opção para as crianças! Após a aula, opte pelo suco ou pela fruta, como preferir.

Caso a aula seja no início da noite: Por último, caso a sua aula seja no começo da noite, o cuidado maior, na verdade, é após a aula de ginástica artística no ES. Antes da aula, realize uma refeição leve, lembrando da importância da fonte de energia, porém, ao chegar da aula, não consuma alimentos pesados. Eles podem causar uma má digestão e um sono desagradável.

Outras dicas de alimentos, para consumir antes das aulas de ginástica olímpica em Vitória – ES, são: banana com aveia, sanduíche de pão integral com o recheio de sua preferência, cereal integral com fruta, salada de macarrão integral, bisnaguinha integral com pastas e geléias, entre outros. Após a aula seria a sua fruta preferida com iogurte e mel, um copo de suco integral, que pode ser de maça ou uva, desde que não haja açúcar no preparo.

Quais Grupos de Alimentos Devem Fazer Parte da Alimentação do Atleta?


Após a aula de ginástica artística no ES e também durante o dia dos atletas, é importante pensar em como iremos fornecer vitaminas e minerais tanto para a recuperação e fortalecimento do corpo, quanto para cuidado e manutenção com a saúde.

Logo após a aula de ginástica olímpica em Vitória – ES, é importante que a energia gasta durante o exercício seja reposta. Nesse momento, as frutas são ótimas opções. Além disso, devemos também ingerir fonte de proteínas, já que essa é responsável pela recuperação e regeneração muscular.

Nesse momento é possível consumir alimentos de origem animal, como o frango, o ovo e a carne ou de origem vegetal, como o grão de bico, o tofu, o feijão e as várias sementes.

Além disso, como falamos, algumas vitaminas e minerais devem fazer parte da alimentação de quem realiza aulas de ginástica artística no ES. A vitamina C atua tanto para gerar energia para a aula de ginástica olímpica em Vitória – ES, como para auxiliar na formação dos músculos e regeneração dos tecidos musculares. O ferro transporta o armazenamento de oxigênio no músculo e auxilía na contração muscular. O cálcio também é fundamental para a recuperação, após as aulas de ginástica artística no ES.
Em casos em que a alimentação não esteja fornecendo energia para as aulas de ginástica artística no ES, o aluno pode buscar por atendimento especializado. Dessa forma, um cardápio pode ser realizado e até a suplementação pode ser utilizada.


ASGYM | Cuidado com Cada Etapa do Exercício


A ASGYM é uma academia de ginástica artística no ES que, desde 2014, atua para expandir a modalidade da ginástica olímpica em Vitória – ES. Nosso time de professores trabalha com crianças, jovens e adultos, nos níveis iniciantes, intermediário e avançado 1 e 2, tanto para aqueles que buscam uma atividade física, quanto para aqueles que desejam participar de competições em ginástica artística no ES.

Nossa estrutura conta com os diversos aparelhos da ginástica artística no ES. Nosso principal foco é desenvolver a coordenação motora, cognitiva, consciência corporal e espacial, interpessoalidade, intrapessoalidade, autoconfiança, força, flexibilidade e disciplina das crianças, adolescentes e adultos praticantes da ginástica artísticano ES.

Entre em contato e agende uma aula experimental!

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais