ginastica-artistica-diferenca-nas-categorias-masculina-e-feminina

Ginástica Artística | Diferenças Nas Categorias Feminina e Masculina

por | nov 1, 2022

Ginástica Artística: Beleza e Técnica

A ginástica artística é um esporte milenar que data da Antiguidade, quando os povos gregos a praticavam para melhorar seu condicionamento físico e aprimorar o equilíbrio entre mente e corpo. Essa prática desportiva também era utilizada para fins militares, já que os movimentos acrobáticos e a força advindos dos intensos treinamentos conseguiam aperfeiçoar o desempenho das tropas militares.

Foi no século XIX, no entanto, que a primeira Academia de Ginástica Artística foi criada, com o alemão Friedrich Ludwig. Ele é, inclusive, considerado o “pai da ginástica moderna”. Já na primeira versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, ocorridos em 1896 em Atenas, o esporte entrou na grade de competições.

A ginástica artística é uma modalidade esportiva que compõe um esporte olímpico de muito sucesso. Nas últimas Olimpíadas, a medalha alcançada pela atleta Rebeca Andrade popularizou ainda mais esse esporte que, já antes, com figuras como Daiane dos Santos e Diego Hypolito, tinha caído nas graças do público brasileiro.

O que impressiona é ver como os atletas conseguem transmitir tanta leveza e segurança ao executar lindos movimentos, ao mesmo tempo que complexos. Muitas pessoas, no entanto, quando pensam em ginástica artística, seja a ginástica artística masculina, seja a ginástica feminina, pensam nas apresentações no solo. 

Apesar de essas serem as queridinhas do público, por conta das coreografias bem elaboradas e das músicas que fazem os espectadores vibrarem de emoção, é importante saber que a ginástica artística se subdivide em vários formatos de apresentação, havendo, inclusive, diferenças entre a ginástica masculina e a ginástica artística feminina.

Antes de sabermos detalhadamente essas nuances, é importante entender um ponto: as apresentações das ginastas mulheres buscam enfocar a criatividade e a graciosidade; já as apresentações dos ginastas homens buscam priorizar a força, a resistência e a perfeição dos movimentos.

Agora que você tem ciência disso, vamos conhecer mais detalhadamente as diferenças nas categorias feminina e masculina. Então acompanhe este post preparado pela ASGYM, Academia de Ginástica Artística em Vitória – ES.

Quais são as Diferenças entre a Ginástica Masculina e a Ginástica Feminina?

A entrada das mulheres nas competições olímpicas de ginástica artística se deu quase duas décadas após as primeiras Olimpíadas Modernas. Foi em 1928 que as mulheres passaram a competir nas modalidades, no entanto, as apresentações eram por equipes.

A partir desse momento, surgiu a necessidade de diferenciar as apresentações de ginástica masculina e ginástica feminina, uma vez que, como vimos, cada segmento enfoca uma característica diferente: para os homens, foca-se na força dos movimentos, para as mulheres, o sincronismo, a sutileza e o equilíbrio.

As principais diferenças entre a ginástica masculina e a ginástica feminina residem nos modelos de apresentações e nos aparelhos requisitados. Entenda os tipos de ginástica!

Ginástica Masculina (GAM)

No segmento masculino de ginástica artística, há as apresentações: no solo (sem música), cavalo com alças, argolas, barras paralelas, barra fixa e salto. No solo, o ginasta executa movimentos acrobáticos de alta performance para obter a maior nota. No aparelho denominado cavalo com alças, ele se equilibra sobre uma estrutura fixa e retilínea com dois pontos de apoio e duas alças. Neste momento, alguns movimentos devem ser feitos, como giros com as pernas juntas ou afastadas, paradas de mão e o salto (desmonte).

Nas argolas, ele precisa usar a força dos braços para se sustentar em duas argolas e fazer movimentos acrobáticos. Nas barras paralelas, ele deve se apoiar em dois suportes de metal e fazer movimentos giratórios para demonstrar equilíbrio. Na barra fixa, uma barra suspensa funciona como ponto de apoio para que o atleta desempenhe movimentos de impulso, demonstrando sua força.

ginastica-artistica-masculina-no-es

Ginástica Feminina (GAF)

No segmento feminino de ginástica artística, há as apresentações: barras assimétricas, trave de equilíbrio, salto e solo (com música). No exercício de solo, a ginasta deve executar movimentos acrobáticos de alta performance de modo sincronizado com a música. 

Nas barras assimétricas, duas barras, em alturas diferentes mas postas paralelamente, são usadas como ponto de apoio para que a atleta realize movimentos de impulso. Na trave de equilíbrio, a atleta se equilibra no aparelho disposto a 1,25 metros do chão e precisa realizar movimentos giratórios. 

ginastica-artistica-feminina-no-es

Avaliação das Performances 

Nas apresentações de ginástica artística, tanto na ginástica masculina quanto na ginástica feminina, cada atleta compete, de modo individual ou por equipes, para obter uma somatória ao final de todos os aparelhos. Os principais critérios para a atribuição de notas são: grau de dificuldade e execução dos movimentos.

A Ginástica Artística é Apenas para Profissionais?

A ginástica artística, por ser um esporte olímpico, muitas vezes, é associada à prática estritamente profissional, com foco em competições e apresentações oficiais. Contudo, qualquer adepto ou entusiasta pode praticá-la, até mesmo, como hobby.

Na ASGYM, temos treinamentos na academia para crianças, adolescentes e adultos, de modo profissional ou por entretenimento. Com o nosso espaço, conseguimos democratizar o acesso a treinamentos de ginástica artística para o público capixaba de todas as idades.

Nossas aulas respeitam as peculiaridades de cada faixa etária e possuem métodos específicos para cada uma. Além de a ginástica artística ser um esporte muito prazeroso, ela consegue estimular o cognitivo dos praticantes e, é claro, mediar a socialização pelo contato com outros alunos durante as aulas.

São inúmeros os benefícios da ginástica que você pode aproveitar ao se matricular na ASGYM, academia de ginástica artística em Vitória – ES. Agora, conheça-nos um pouco mais!

Conheça a ASGYM: Academia de Ginástica Artística em Vitória – ES

conheca-a-asgym-academia-de-ginastica-artistica-em-vitoria-es

Desde setembro de 2014, a ASGYM atua com com uma estrutura completa para treinamento em ginástica artística, seja a ginástica masculina, seja a ginástica feminina. Nossos materiais também são adaptáveis a crianças menores, de três a cinco anos.

É extremamente necessário que a prática de ginástica artística se dê num ambiente propício, com profissionais preparados, para evitar intercorrências e execuções incorretas dos movimentos. A ASGYM, Academia de Ginástica Artística em Vitória – ES, nesse quesito, é um local de referência no Espírito Santo.

Somos uma academia de ginástica artística para crianças a partir de três anos de idade, cujo objetivo é oferecer total suporte tanto para alunos que participam de competições quanto para alunos que a têm apenas como hobby ou para exercer algum tipo de atividade física.

Por isso, acesse o nosso site e obtenha mais informações sobre a nossa localização para iniciar a sua trajetória como ginasta!

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais