Você conhece a história da Ginástica artística no Brasil?

Você conhece a história da Ginástica artística no Brasil?

por | jul 1, 2021

Como surgiu a Ginástica Artística?

A ginástica artística é um esporte muito antigo. Acredita-se que desde o Egito Antigo as pessoas já faziam movimentos e coreografias em apresentações.

Os gregos também faziam isso, incluindo acrobacias com aparelhos para atingir a perfeição física. Eram aulas de ginástica artística para preparar o corpo para outros esportes e para o treinamento militar.

Durante a idade média, existia muito a ideia do culto ao corpo perfeito. Depois da queda do Império Romano, isso foi deixado de lado, e as aulas de ginástica artística começaram a ser praticadas apenas por acrobatas, que se apresentavam em espetáculos, circos etc.

Foi apenas no início do século XIX, que um pedagogo alemão, chamado Friedrich Ludwig Christoph Jahn, decidiu criar a primeira escola de ginástica artística, no ano de 1811.

O objetivo nesse momento ainda não era esportivo, mas, sim, dar aulas de ginástica artística para jovens alemães poderem enfrentar o exército de Napoleão Bonaparte.

Ele aperfeiçoou a ginástica criando saltos e aparelhos que são usados até hoje, como o cavalo com alças, trave, barras paralelas e horizontais.  Por causa disso, ficou conhecido como “pai da ginástica”.

Em 1881, surgiu a Federação Europeia de Ginástica, que contava com três países, a Bélgica, a França e a Holanda. A ginástica artística coletiva como esporte então se difundiu e começou a ter muitos fãs e praticantes da arte.

Dessa forma, a ginástica estreou nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896, reunindo atletas de apenas cinco países, que competiram em quatro aparelhos. Sete anos depois, em 1903, foi organizado o primeiro Campeonato Mundial de Ginástica. Ah, mas até esse momento apenas os homens podiam competir.

Foi só em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdã, na Holanda, que as mulheres passaram a poder competir, participando de uma única prova por equipes. Já em campeonatos mundiais, a primeira participação feminina se deu em 1934.

 

Ginástica Artística no Brasil

No Brasil, a ginástica chegou no século XIX. Foi trazida pelos imigrantes europeus que estavam instalados no Sul do país.

No ano de 1824, a colonização alemã gaúcha fundou uma Federação de Ginástica, chamada de Federação Riograndense de Ginástica. Em 1858, surgiu a Sociedade de Ginástica de Joinville, em Santa Catarina.

Vários atletas iniciaram aulas de ginástica artística nessa época, e era algo muito popular em eventos de clubes e salões de festas.

A partir daí, a ginástica, filiou-se à Confederação Brasileira de Desportos – CBD e, em 1950, houve a primeira competição nacional de ginástica olímpica, com os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, que eram os mais adeptos ao esporte.

Neste ano também, o Brasil filiou-se à Federação Internacional de Ginástica – FIG, responsável pela organização de competições mundiais.

Depois disso, a ginástica artística se difundiu muito mais e em 1978 surgiu a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), dando força nacional ao esporte.

A primeira competição olímpica que o Brasil participou foi em Moscou 1980, na então União Soviética, com apenas dois atletas na delegação brasileira.

E a ginástica artística nunca parou de crescer no Brasil. Grandes nomes que você com certeza conhece ganharam inúmeras competições e prestígio internacional, como Daiane dos Santos, Daniele e Diego Hypólito, Arthur Zanetti, entre outros campeões.

Curiosidades da ginástica artística no Brasil e no mundo

A história da ginástica artística coletiva é muito interessante, né? Esse é um esporte que enche os olhos de qualquer um que assiste, e não é à toa que é tão famoso e prestigiado no mundo inteiro.

Vamos ver algumas curiosidades bem legais de ginastas incríveis que fizeram história na modalidade:

  • A ginasta mais jovem a ganhar uma medalha e a primeira a obter um perfeito 10 na ginástica artística feminina foi a romena Nadia Comăneci, quando tinha apenas 9 anos, no Campeonato Romeno.
  • A maior medalhista da ginástica em Jogos Olímpicos é Larissa Latynina, uma soviética que acumulou 18 medalhas, 9 delas de ouro, nas edições de 56, 60 e 64.
  • A primeira brasileira a ser campeã mundial foi Daiane dos Santos, em Anaheim 2003. A gaúcha se tornou um dos principais nomes da modalidade no início do século 21. Daiane criou dois movimentos que hoje levam o seu nome: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II).
  • A primeira medalha olímpica da história da ginástica artística do Brasil foi de ouro. Arthur Zanetti conquistou o título nas argolas, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
  • Os jogos do Rio 2016 deram o maior número de pódios na ginástica artística: duas pratas e um bronze. No solo, Diego Hypólito levou a prata e Arthur Nory, o bronze. Nas argolas, Arthur Zanetti garantiu a prata.
  • A maior medalhista de mundiais é a lenda Simone Biles. Ela tem 25 medalhas, sendo 19 delas de ouro. Participou de apenas uma Olimpíada, a do Rio 2016, e já garantiu 6 medalhas, sendo 5 delas de ouro.

Mas fazer aulas de ginástica artística vai muito além do teor competitivo desse esporte. Qualquer pessoa pode começar a praticar, seja como hobby, como atividade física ou para desenvolver melhor a coordenação do corpo.

Para fins de competição ou não, e desde crianças até os adultos, podem contar com a ASGYM para fazer aulas de ginástica artística coletiva e ter um acompanhamento muito legal da nossa equipe!

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais