+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Tipos de salto mortal na ginástica artística | Confira quais são

Tipos de salto mortal na ginástica artística | Confira quais são

por | maio 31, 2021

Conheça mais sobre a ginástica artística

Existem vários tipos de salto na ginástica artística, além de outras acrobacias e aparelhos que fazem desse esporte um dos mais bonitos e que mais chamam a atenção.

Essa modalidade esportiva que envolve vários movimentos que precisam de força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e coordenação. Por precisar de muito preparo, a ginastica artista é um dos esportes que mais fazem bem mais a saúde e para o corpo como um todo.

Por causa disso mais pessoas vem buscando aulas de ginástica artística, especialmente para as crianças, pois as atividades e os tipos de salto na ginástica artística garantem maior flexibilidade, auxilia no crescimento, aumenta a força, a concentração e a coordenação motora. 

Não apenas crianças podem fazer aula em uma academia de ginástica artística em Vitória – ES. Qualquer idade pode se beneficiar da modalidade com segurança.

Confira os tipos de salto na ginástica artística

Os saltos são uma modalidade da ginastica artística realizados tanto por mulheres quanto por homens. Consistem em uma corrida inicial curta, onde os atletas pegam impulso necessário para dar um salto.

Há diversos tipos de salto na ginástica artística, desde os mais simples, até os mais complexos, como os mortais. O atleta trabalha para fazer acrobacias no ar e garantir uma performance perfeita e limpa. Depois do salto, eles pousam os pés num colchão.

Veja alguns dos principais tipos de salto na ginástica artística:

 

Duplo Twist Carpado

O Duplo Twist Carpado é uma variação do salto twist, que é conhecido como uma pirueta de giro em torno de si. A diferença é que ele é seguido de um mortal duplo. 

Os tipos de salto na ginástica artística Duplo Twist Carpado é também chamam de “Dos Santos”, pois a primeira pessoa a realizá-lo foi a ginasta brasileira Daiane dos Santos em 2003, na prova de solo do Campeonato Mundial de Anaheim, nos Estados Unidos, onde ela levou medalha de ouro na prova do solo.

 

Salto Tsukahara 

O movimento do salto Tsukahara se consagrou como o conceito do corpo em um voo completo.

Leva esse nome porque foi feito pela primeira vez pelo japonês Mitsuo Tsukahara, em 1970. Consiste tipos de salto na ginástica artística mortais duplos, com um parafuso completo.

Além de ser feito no solo, o Tsukahara pode também ser o desmonte da trave, da barra fixa, das argolas e das barras assimétricas.

 

Mortal para frente grupado

É um dos tipos de salto na ginástica artística mais simples. Consiste em alguns passos de corrida, tomada de impulso com ambos os pés e inclinação do corpo para frente. O atleta eleva o quadril, levando os seus ombros aos joelhos, executando um giro grupado, no ar, em tomo do seu eixo transversal. 

Depois ele estende as pernas em direção ao solo, completando o giro e finalizando o salto de pé.

 

Mortal para trás grupado

Nesses tipos de salto na ginástica artística o atleta impulsiona ambos os pés e lança os braços para cima, fazendo um salto para trás. No momento certo ele leva os joelhos ao peito, grupando e realizando um rolamento para trás no ar. Depois ele estende o corpo, levando as pernas em direção ao solo até finalizar de pé.

 

Mortal para trás com pirueta

O mortal para trás com pirueta pode ser entendido como a combinação de impulsão, rotação para trás, ‘giro’ e aterrissagem. 

Todos os tipos de salto na ginástica artística mortais têm sua posição, que pode ser grupado, carpado, esticado ou grupado mais aberto.

Vantagens das aulas de ginástica artística

A ginastica artística é uma modalidade esportiva muito bonita e interessante. Especialmente em competições, as provas focam na perfeição dos movimentos.

Além da beleza das provas, aulas de ginástica artística oferecem uma série de benefícios para seus praticantes. Desde crianças até adultos podem fazer para melhorar a saúde.

Nas aulas de ginástica artística para adultos, o objetivo é melhorar a preparação física e flexibilidade. Contribui para aumento do raciocínio, atenção e concentração, e é indicado inclusive para quem nunca praticou.

Nas crianças, as aulas de ginástica artística têm vantagens que melhoram o desenvolvimento. Praticar desde pequenos garante maior resistência, fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade, influenciando no crescimento e na saúde física e mental.

Além dos benefícios físicos, as aulas de ginástica artística também melhoram a saúde da mente. Nosso cérebro é responsável por todos os comandos físicos e as atividades, portanto tipos de salto na ginástica artística trabalham a mente.

É importante fazer aulas em uma academia de ginástica artística em Vitória – ES, com professores especializados que vão garantir que as atividades e os tipos de salto na ginástica artística sejam feitos de forma segura, evitando acidentes. 

Outras Postagens