+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Modalidade Iniciante na ginástica artística | Veja os tipos de exercícios aplicados

por | fev 27, 2021

Benefícios da ginástica artística para iniciantes

A ginástica artística traz muitos benefícios para o desenvolvimento psicomotor e social do praticante, principalmente para as crianças. A aula de ginástica artística em Vitória – ES ajuda a desenvolver tanto o corpo quanto a arte, por isso as aulas da modalidade iniciantes são recomendadas para crianças a partir de 5 anos de idade, pois nessa categoria inicia-se com exercícios básicos.

A academia de ginástica artística oferece a modalidade iniciantes para que o aluno pratique as atividades físicas duas vezes na semana, e as aulas têm duração de 90 minutos. O objetivo da aula de ginástica artística em Vitória – ES, é trabalhar a preparação física e a flexibilidade básica da modalidade.

A ginástica artística consiste na execução de vários movimentos que envolve agilidade, elasticidade, elegância e força, que une exercícios com a dança e isso permite com que a criança se desenvolva pois ela executa formas básicas de movimentos, que vão desde o andar, saltar, engatinhar, etc.

Ou seja, a prática da ginástica artística para iniciantes é benéfica pois ajuda as crianças a desenvolver principalmente sua coordenação motora, e com a execução dos exercícios ela consegue se desenvolver em outras áreas, além disso é uma prática de atividade física que auxilia as crianças a manter uma vida mais saudável e combate o sedentarismo, e ajuda os pequenos a aumentarem sua socialização, concentração e obediência.

Basicamente os praticantes da ginástica artística buscam executar com perfeição cada movimento através do domínio do próprio corpo.

Exercícios dados na modalidade iniciantes na ginástica artística em Vitória – ES

As atividades da modalidade iniciante dadas na aula de ginástica artística em Vitória – ES possibilita com que as crianças aperfeiçoem suas habilidades e estimulem o aumento do nível de dificuldade dos exercícios. A ginástica artística permite com que os praticantes desenvolvam sua coordenação e movimentos junto com o ritmo musical.

Dentro da ginástica artística, as competições são realizadas em vários equipamentos, por isso na modalidade iniciante a academia de ginástica artística trabalha com os principais aparelhos, que são: salto sobre a mesa, trave de equilíbrio e solo, paralelas assimétricas, além de exercícios acrobáticos.

Salto sobre a mesa

 Na ginástica artística você aprenderá que o salto sobre a mesa faz parte das competições feminina e masculina. O aparelho é composto por uma mesa levemente inclinada, e o atleta realiza uma corrida de aproximação para ganhar velocidade, após isso o ginasta se impulsiona no trampolim e toca a mesa com as duas mãos e finaliza com um segundo salto com movimentos acrobático. Para finalizar, o ginasta deve aterrissar sobre os dois pés, de frente ou de costas para o aparelho.

A aula de ginástica artística em Vitória – ES, realiza essa modalidade iniciante de um jeito mais simples. A academia de ginástica artística trabalha com a execução de exercícios coordenados para corrida e pliometria, ou seja, a atividade não é realizada na mesa.  O salto sobre a mesa é adaptado, pois o ginasta iniciante salta com a prancha para o colchão com ou sem plano alto.

Paralelas assimétricas

As barras paralelas assimétricas têm o objetivo de testar o impulso do atleta. A maioria dos movimentos neste aparelho é realizado com as mãos e o restante do corpo dá o impulso necessário para gerar velocidade.

A ginástica artística na modalidade iniciação trabalha com exercícios de postura específica do aparelho, que testa a força, coordenação do aluno. Esse aparelho é voltado especificadamente para as ginastas e é composto por duas barras paralelas, onde se executa os movimentos alternando as barras.

Trave de equilíbrio

A trave de equilíbrio é um aparelho voltado apenas para as competições femininas, e é considerado o aparelho mais difícil devido ao tamanho reduzido da área de contato com o aparelho. A trave é feita de madeira e é revestida com couro e fica posicionada a 1,25m do solo.

A academia de ginástica em Vitória – ES pra a iniciação trabalha com exercícios de postura específica do aparelho que exige da ginasta força, coordenação e elementos básicos que possuem o auxílio dos professores, que realizam um treino de forma adaptada apenas na trave baixa para elementos acrobáticos (rolamento para frente e parada de mãos) e trave média para exercícios de equilíbrio (avião), saltos ginásticos básicos (salto estendido, grupado e espacate), entradas e saídas do aparelho.

Solo

O solo na ginástica artística é a prova que combina dança com movimentos acrobáticos. As apresentações possuem de 70 a 90 segundos de duração e a ginasta deve utilizar toda a extensão do tablado. Para a iniciação a academia de ginástica artística em Vitória, trabalha com a execução de exercícios de postura específica do aparelho, que requer força e coordenação.

No solo é praticado os elementos acrobático básicos da ginástica artística com ou sem o auxílio dos professores que envolve a o treino da ponte, rolamento para frente, para trás, parada de mãos, estrela e rondada, equilíbrio (avião), saltos ginásticos básicos (salto estendido, grupado, afastado, espacate e salto longo), a academia também trabalha com a parte das coreográficas e séries simples com música que são específicas para as ginastas.

Por que escolher fazer aula de ginástica artística em VITÓRIA – ES

A aula de ginástica artística em Vitória – ES proporciona aos pequenos a capacidade do desenvolvimento com o espaço, tempo, ritmo, objeto, pessoas, provocando um envolvimento social. Além disso, a criança vai aprendendo os primeiros movimentos, desenvolve o equilíbrio e ganha uma maior percepção sobre o seu corpo e seus limites de movimentação.

A academia de ginástica artística permite com que os ginastas desenvolvam noções de disciplinas e organização, pois as atividades possuem regras que devem ser respeitadas para que o objetivo seja alcançado.

Outras Postagens

Olímpiadas 2021 | Saiba como vai acontecer

Olímpiadas 2021 | Saiba como vai acontecer

Olímpiadas 2021 Os jogos olímpicos que estava marcado para acontecer em 24 de julho de 2020 em Tóquio, foi adiado por conta da pandemia do Coronavírus. A nova data estipulada para as olímpiadas 2021 está chegando e o mundo todo manteve-se apreensivo em saber se os...

ler mais