+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Ginástica artística | Problemas causados pela falta de treinamento

por | nov 16, 2020

A falta de treinamento adequado da ginástica artística pode levar a lesões

A ginástica artística é uma atividade que traz muitos benefícios para a vida dos praticantes, sejam eles crianças em fase de desenvolvimento ou até mesmo adultos. Esse esporte é responsável por melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, entre muitos outros fatores, assim sendo recomendado para todas as fases da vida.

Porém, quando não praticado da maneira adequada e com profissionais de qualidade da academia de ginástica artística em Vitória – ES a prática pode levar a lesões.

Entende que tipos de lesões o treinamento de maneira errada da ginástica artística pode ocasionar

Na ginástica são realizados movimentos como saltos e giros que exigem do atleta um certo preparo corporal, como o esporte estimula muitos movimentos repetitivos e para o mesmo lado, caso não seja realizada aula de ginástica artística em Vitória – ES onde é dado o treinamento adequado para a execução dos movimentos, o praticante poderá se lesionar.

Na adolescência, onde o jovem está na fase de crescimento, sua placa da cartilagem de crescimento é mais frágil, pois estão muito ativas e em constante mudança para proporcionar o rápido crescimento, o que faz com que nessa fase seja ainda mais importante a atenção ao treinamento da ginástica artística.

Veja alguns tipos de lesões comuns na ginástica artística quando não há o treinamento adequado

  • Lesões no punho

Na ginástica artística são realizados muitos movimentos de ponta cabeça, como o corpo humano não está acostumado a ficar nessa posição é necessário o treinamento correto para que não haja lesões no punho. Esse tipo de lesão, pode ocorrer por diversos fatores, como a execução de movimentos repetitivos que sobrecarregam a placa de crescimento do rádio distal (osso do punho) durante a fase de crescimento do adolescente.

A lesão no punho ocasionada pelo não treinamento correto da ginástica pode levar a distúrbios de crescimento ósseo, o que pode ocasionar a uma deformidade nessa placa.

Além disso, o esforço repetitivo pode prejudicar o ligamento dos ossos da mão afrouxando-os, assim fazendo com que o atleta sinta dores ou instabilidade no punho. Porém, essas lesões podem ser evitadas quando o jovem faz aulas na academia de ginástica artística em Vitória – ES onde será destinado um treinamento de fortalecimento, além de exercícios direcionados para a sua idade e para o desenvolvimento dentro do esporte.

Assim buscando sempre na aula de ginástica artística em Vitória – ES fortalecer os músculos e ossos para a realização dos movimentos sem que haja lesão.

  • Lesões nas costas

A dor nas costas é comum não somente entre atletas, mas também na população em geral, esse tipo de lesão está ligado a sobrecargas mecânicas que geralmente costumam curar em poucos dias. Em casos em que a dor persiste por mais dias por conta da prática errada da ginástica artística, é necessário que o atleta investigue a causa. Uma possível causa é a fratura por estresse nas vértebras.

Esse tipo de lesão que ocorre quando não há o treinamento e fortalecimento correto da região das costas e abdômen está ligado a movimentos repetitivos de hiperextensão da coluna, ou seja, movimento em que a coluna é curvada para trás. Quando há essa sobrecarga da coluna o praticante pode desenvolver problemas como a espondilolistese, o que também pode ser evitado quando há um treinamento com profissionais qualificados da ginástica artística.

  • Lesões no joelho

Os joelhos são um local de fácil lesão na maioria dos esportes, como no futebol, por exemplo, por isso o cuidado deve ser redobrado para que não ocorram lesões por esforço repetitivo e nem lesões traumáticas. As lesões por esforço repetitivo causadas pela prática incorreta da ginástica artística podem ser de vários tipos, causando de maneira mais comum dores na parte da frente do joelho.

Já exercícios em aparelhos ou exercícios como saltos, onde o ginasta tem a possibilidade de cair em uma posição errada, as lesões traumáticas são mais comuns, logo o cuidado deve ser redobrado tanto da hora do treinamento da ginástica artística, quanto na hora da competição.

  • Lesões no pé ou tornozelo

Assim como nas lesões que acontecem no joelho, no pé ou tornozelo, é mais comum ocorrer durante as saídas dos aparelhos ou durante movimentos feitos de maneira incorreta ou quedas. Nas aterrissagens dos saltos quando o atleta não tem o treinamento correto dado na academia de ginástica artística em Vitória – ES, ele pode usar os calcanhares para pisar no solo, o que acaba sobrecarregando-o e assim gerando lesões no pé.

Logo, as lesões que estão ligadas a prática da ginástica artística são decorrentes, na maioria das vezes, de um treinamento dado de maneira inadequada, de uma não preparação do atleta ou da exigência de um tipo de exercício a qual o ginasta ainda não está habituado. Por isso se torna tão importante o treinamento com profissionais de qualidade e experiência da academia de ginástica artística em Vitória – ES.

Outras Postagens