+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Ginástica artística para meninos e meninas | Existe diferença?

por | jan 29, 2021

A ginástica artística ocorre de maneira diferente para meninos e meninas. Embora as práticas realizadas no solo sejam similares, há modalidades e atividades específicas para as execuções acrobáticas, sendo que falaremos sobre estas diferenças neste artigo.

Grandes nomes da ginástica olímpica como Arthur Zanetti, o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn, Daiane dos Santos e a romena Nadia Comaneci fazem parte da federação internacional de ginástica e ganharam muitas medalhas olímpicas nos Jogos Pan Americanos.

Estes nomes famosos da ginástica artística começaram ainda cedo, sendo que as modalidades masculina e feminina possuem diferentes tipos de treinamento em salto sobre a mesa, barras assimétricas, barras paralelas, salto em 12 metros e barra fixa.

Como são as aulas de ginástica artística?

Para que as aulas de ginástica artística possam ser realizadas, é preciso primeiramente dividir as saladas de treinamento dos meninos e das meninas. Trata-se de um esporte diferente para cada sexo, sendo que a competição é realizada separadamente.

Seja nos Estados Unidos, no Brasil ou na Federação Européia de Ginástica, o Comitê Olímpico prevê que meninos não podem competir com meninas, em função de convenções relacionadas ao condicionamento físico. Além disso, o treinamento militar também é separado por sexo, assim como no esporte.

A ginástica artística é um esporte democrático, e todas as crianças podem participar desta modalidade. Talvez o sonho de muitas delas seja ganhar cinco medalhas nas Olimpíadas, mas antes disso muito trabalho e esforços são necessários para atingir este sonho.

Quais são as diferenças da ginástica artística para crianças?

Como dito, os meninos e meninas têm modalidades específicas e atividades diferentes em suas execuções acrobáticas, sendo que a academia de ginástica artística em Vitória – ES possui os treinamentos ideais para cada criança, conforme mostraremos abaixo:

  • Salto sobre a mesa: São exercícios para as meninas. Elas devam saltar sobre um aparelho partindo de um trampolim e apoiando as mãos sobre a mesa.
  • Trave: Também são exercícios para as meninas. As meninas devem equilibrar-se e realizar saltos e giros sobre 1,25 metros do chão.
  • Argolas: São exercícios para os meninos. Este aparelho é utilizado para realizar uma série calcada em força e equilíbrio.
  • Barras paralelas: Também são exercícios para os meninos. A barra paralela é um equipamento com duas barras idênticas de 3,5 metros de comprimento sustentada por suportes metálicos.

Portanto, a academia de ginástica artística em Vitória – ES poderá oferecer estas modalidades de treinamento para meninos e meninas que desejam conhecer mais e praticar a ginástica.

Como a ginástica artística ajuda no desenvolvimento infantil?

A prática da ginástica ajuda no desenvolvimento infantil, uma vez que com as modalidades Kids e Iniciante das aulas de nossa academia de ginástica artística em Vitória – ES é possível que haja uma maior evolução física e psicomotora da criança.

Portanto, este esporte está relacionado com a competição, mas também agregam em seu conceito valores como o respeito, a disciplina, boas condutas e acima de tudo constante desenvolvimento para as crianças que praticam este esporte com a aula de ginástica artística em Vitória – ES.

O desenvolvimento infantil é marcado por várias fases de evolução física e psicológica das crianças, sejam meninos ou meninas. Para tanto, a fim de garantir que o seu filho possa se desenvolver através da ginástica as academia ASGYM conta com profissionais habilitados e experientes para que a aula de ginástica artística em Vitória – ES seja conduzida da forma correta.

Por que a academia ASGYM é a escola ideal de ginástica artística para o seu filho?

Observamos neste artigo que o desenvolvimento infantil e os sonhos de cada criança devem ser alcançados por etapas. Nós, da ASGYM ajudamos as crianças em seu desenvolvimento físico e social, promovendo a inclusão e democratização deste esporte para que meninos e meninas possam se desenvolver em nossa aula de ginástica artística em Vitória – ES.

Outras Postagens

Ginástica artística feminina | Tipos de exercícios aplicados

Ginástica artística feminina | Tipos de exercícios aplicados

Como surgiu a ginástica artística feminina no Brasil? A trajetória da ginástica artística feminina no Brasil começa a surgir em meados do século XIX, sendo trazida para o país através de imigrantes europeus, e se estabeleceu primeiramente nos estados do Sul do país....

ler mais