Ginástica artística infantil| Veja quais exercícios são aplicados

por | out 21, 2020

A ginástica artística infantil em Vitória – ES

A ginástica artística infantil em Vitória – ES traz diversos benefícios para o desenvolvimento psicomotor e social da criança, ela é importante para desenvolver o corpo e trazer uma arte expressiva. A ginástica artística infantil em Vitória – ES consiste em exercícios de agilidade, força, elasticidade e elegância, ela mistura exercícios da ginástica com a dança fazendo com que a criança se desenvolva em diversas áreas.

Esse tipo de exercício pode ser iniciado quando a criança está entre 3 e 4 anos de idade, pois é nessa fase que começa-se a desenvolver as habilidades motoras. Na ginástica artística infantil em Vitória – ES a criança terá atividades direcionadas para cada fase do seu desenvolvimento.

Então, para as crianças mais novas as atividades dadas são mais lúdicas, buscando desenvolver melhor a coordenação motora, cognitiva, consciência corporal e espacial, interpessoalidade e intrapessoalidade, autoconfiança, força, flexibilidade e disciplina.

Já para crianças um pouco maiores, a partir dos 5 anos de idade as atividades ganham um nível a mais de dificuldade e são inseridos exercícios mais específicos. Ou seja, a cada etapa do crescimento da criança, na ginástica artística infantil em Vitória – ES são destinados exercícios que condizem com seu crescimento e capacidade de associação das atividades.

Por mais que o início das atividades da ginástica artística infantil em Vitória – ES seja indicada para crianças entre 3 e 4 anos, nada impede que elas comecem mais tarde, pois ainda assim terão todos os benefícios oferecidos pela prática da mesma. Há diversos tipos de exercícios que são dados na aula de ginástica artística infantil em Vitória – ES, conheça alguns deles abaixo.

Exercícios dados na ginástica artística infantil em Vitória – ES

Como dito acima, as atividades dadas na ginástica artística infantil em Vitória – ES irão depender da fase de desenvolvimento que a criança se encontra, ou seja, os exercícios serão adaptados para cada idade.

A medida em que a criança vai treinando n

ela vai devolvendo mais e mais suas habilidades e então aumentando o nível de dificuldade e complexibilidade dos exercícios. As atividades da ginástica artística infantil em Vitória – ES podem ser divididas em 3 etapas, são elas: etapa básica, etapa acrobática e etapa artística.

Básica

Nesta etapa básica tem o objetivo de conseguir desenvolver um bom nível de preparo físico na criança. Assim como em outros esportes essa etapa ajuda a fortalecer a saúde da criança e contribui para o desenvolvimento das funções motoras. É muito usada para crianças menores, pois essa etapa ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas básicas. Para isso, os exercícios são dados de maneira lúdica e são ligados a introdução a preparação física e flexibilidade, trabalhadas através de brincadeiras.

Acrobática

Já na fase acrobática, são introduzidos os exercícios mais complexos, como saltos, práticas de equilíbrio, exercícios de contato, aéreos e semi-aéreos. É nessa fase que a criança praticante na academia de ginástica artística em Vitória – ES começa a utilizar os aparelhos, como a bola, corda, trampolim, entre outros. É nessa etapa também que se trabalha a preparação física e flexibilidade básica específica da modalidade.

Artística

Na etapa artística da ginástica artística infantil em Vitória – ES aumenta-se o nível dos exercícios e também são introduzidas outras modalidades. Algumas modalidades inseridas nessa fase são as em grupos, individuais com ou sem aparelho. Esses são os tipos de exercícios dados na ginástica artística infantil em Vitória – ES, se você pensa em matricular o seu filho veja algumas recomendações.

O que levar em consideração ao matricular seu filho na ginástica artística infantil em Vitória – ES

O primeiro ponto a ser levado em consideração é o mais óbvio de todos, a criança deve gostar, se sentir bem e motivada durante a prática da atividade. A carga física exigida durante o exercício deve ser adequada para a fase de desenvolvimento da criança, assim como é feito na academia de ginástica artística infantil em Vitória – ES.

Já na hora de escolher o local onde irá matricular seu filho, esteja atento aos professores e treinadores, se eles são experientes e atenciosos e se o local conta com as medidas de segurança necessárias para a prática da ginástica artística infantil em Vitória – ES. Após a criança escolher por fazer a aula de ginástica artística, ele deverá contar com o apoio e suporte dos pais para que se desenvolva cada vez mais no esporte e leve a prática a sério, assim tendo muitos benefícios ao longo da vida.

Outras Postagens

Treino de Ginástica Artística | Flexibilidade e Mobilidade

Treino de Ginástica Artística | Flexibilidade e Mobilidade

O Treino de Ginástica Artística Auxilia o Atleta no Desenvolvimento de Habilidades Como a Flexibilidade e a Mobilidade. Que Tal Saber Mais? A ASGYM Te Conta!O Que Exatamente São Flexibilidade e Mobilidade e Quais Suas Diferenças?É muito comum ouvirmos falar da...

ler mais
Editoria | Por que meu filho deve fazer ginástica artística?

Editoria | Por que meu filho deve fazer ginástica artística?

A Ginástica Artística Infantil Traz Diversos Benefícios Para as Crianças e Nós os Reunimos Aqui Para Te Mostrar o Porquê Colocar Seu Filho na ASGYM. Confira!Conheça a Ginástica Artística InfantilA ginástica artística infantil é uma das atividades extracurriculares...

ler mais