+55 (27) 3029-5663 | asgym.ga@gmail.com | Seg. a Sex. 08h – 11h e 14h às 20h30 – Sábado 08h às 12h

Correção de postura | Como a ginástica artística ajuda

por | dez 30, 2020

Entenda como a correção de postura pode ajudar no dia-a-dia

A correção de postura é essencial para uma melhor performance, para prevenir lesões e dores ou incômodos, não somente durante a prática de atividades físicas, mas também no dia-a-dia.

Hoje em dia, com a utilização de celulares durante muito tempo pelas pessoas, o número de queixas de dores no pescoço e ombros é ainda maior. Isso porque, a posição olhando para baixo, como as pessoas costumam utilizar os aparelhos, faz com que o pescoço fique para frente e os ombros curvados.

Esse costume de ficar no celular, faz com que as pessoas piorem a postura, causando assim dores no pescoço, desequilíbrio muscular e problemas de mobilidade no pulso, sendo ainda mais importante a correção de postura. O hábito de passar muitas horas no celular cresce ainda mais entre os jovens e crianças, o que faz com que esses desenvolvam uma má postura desde muito jovens, podendo se tornar um problema ainda maior no futuro.

O uso do celular não é o único responsável pela piora da postura, ficar muito tempo na mesma posição, como pessoas que trabalham sentadas ou crianças que ficam por muito tempo na escola também tendem a ter uma postura ruim. O que pode ser corrigido simplesmente prestando atenção durante o dia-a-dia se a postura está correta, para assim evitar dores e lesões.

Uma ótima solução para correção de postura é a prática de atividades físicas, há diversas modalidades que ajudam a melhorar a postura, assim fazendo com que a pessoa tenha diversos benefícios no seu corpo. Há muitos tipos de exercícios que são indicados para a correção de postura, alguns deles são dados como forma de aquecimento para prática de atividade física e outros podem ser feitos até em casa, como o alongamento.

Tirar um pequeno tempo do dia para realizar um alongamento e estar sempre atento a correção de postura pode mudar completamente o dia e a vida de uma pessoa, principalmente aquelas que sofrem com dores por conta da postura errada. Entre as atividades físicas, há algumas modalidades que são mais recomendadas para uma melhor postura, entre elas está a ginástica artística infantil.

Correção de postura na ginástica artística infantil

A ginástica artística é uma modalidade de esporte que une exercícios da ginástica com passos de dança e música, sendo assim uma atividade tanto técnica quanto estética. Para a prática dessa modalidade, são exigidas habilidades gerais e específicas que são desenvolvidas na escola de ginástica artística infantil de acordo com a idade de cada aluno.

Ou seja, as turmas são divididas por faixa etária, para que os exercícios sejam dados de acordo com a fase de desenvolvimento de cada criança, pois por exemplo, algumas atividades exigem maior postura e precisão de movimentos do que outras, o que não seria possível para crianças muito novas.

Em todos os níveis da ginástica artística a postura é sempre exigida para que os movimentos sejam feitos com precisão, assim evitando possíveis lesões. Com a prática do esporte, a criança começa a aproveitar dos benefícios da ginástica artística infantil, entre eles está a correção de postura, ou seja, com esses exercícios a criança desenvolve uma melhor postura.

A correção de postura influencia diretamente na técnica e nos padrões básicos de movimento. Na ginástica artística infantil há alguns movimentos que a criança sequer conseguiria realizar caso não estivesse com a postura correta. A correção de postura está relacionada com manter todas as partes do corpo eretas e alinhadas, para que assim o movimento seja feito com maior precisão e equilíbrio.

A correção de postura nos movimentos da ginástica artística

Na ginástica artística infantil, quando os movimentos são executados pensando na correção de postura e com uma boa técnica, eles são mais eficientes, ou seja, há um menor gasto de energia para realizar o exercício, além de ser esteticamente mais bonito.

O mais importante da correção de postura é que seja trabalhada desde cedo, ou seja, ainda quando a criança é pequena, pois quando o atleta já está “viciado” em realizar certo tipo de movimento da maneira errada, ou com a postura errada, isso se torna muito mais difícil de corrigir.

E é esse o responsável por causar lesões, o atleta se acostuma a fazer o exercício da maneira errada e acaba sobrecarregando certa parte do corpo, o que no futuro acaba se tornando uma lesão. Erros de postura podem causar lesões dos mais diversos graus, na ginástica artística os tipos mais comuns são hiperlordose lombar e escoliose, que podem ser totalmente evitadas com a correção de postura.

Como visto, entre os benefícios da ginástica artística infantil está a correção de postura, o que faz com que a criança tenha muito mais qualidade de vida e que lesões sejam evitadas.

Outras Postagens

Ginástica artística para meninos e meninas | Existe diferença?

Ginástica artística para meninos e meninas | Existe diferença?

A ginástica artística ocorre de maneira diferente para meninos e meninas. Embora as práticas realizadas no solo sejam similares, há modalidades e atividades específicas para as execuções acrobáticas, sendo que falaremos sobre estas diferenças neste artigo. Grandes...

ler mais