Conheça as principais atletas femininas brasileiras da ginástica artística

por | fev 1, 2022

As Estrelas da Ginástica Artística Feminina

A Ginástica Artística é um dos esportes que mais chamam a atenção do grande público. Especialmente nos Jogos Olímpicos, essa modalidade acaba sendo uma das mais aguardadas do evento.

No Brasil, temos várias atletas femininas da Ginástica Artística muito conhecidas que, inclusive, fizeram história. Na verdade, demorou um pouco para as atletas femininas brasileiras terem destaque nas competições. 

A primeira participação da ginástica feminina em uma olimpíada foi Cláudia Magalhães, apenas em 1980 nos jogos de Moscou, que acabou ficando em 31º lugar. 

A primeira ginasta brasileira a participar de duas Olimpíadas foi Luisa Parente. Ela fez história ao chegar a uma final olímpica na modalidade, nos jogos de Seul 1988.

Felizmente, o cenário mudou bastante desde essa época e as atletas femininas vêm ganhando muito destaque, a começar por Daiane dos Santos, um ícone quando falamos em Ginástica Artística brasileira. Ela foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial.

Mais recentemente, em 2021, tivemos outro marco na história com Rebeca Andrade brilhando nas Olimpíadas de Tóquio, que se tornou a primeira dentre as atletas femininas brasileiras a ser campeã olímpica. 

Quer saber mais das principais atletas femininas da Ginástica Artística brasileira? A ASGYM preparou um conteúdo completo para você conhecer um pouco dessas mulheres que fizeram e continuam fazendo história na modalidade. Confira.

Principais Atletas Femininas da Ginástica Artística Brasileira

Daiane dos Santos

Sem dúvidas, uma das atletas femininas mais conhecidas da atualidade. Daiane dos Santos fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma Olimpíada e foi a primeira campeã mundial da ginástica artística feminina do Brasil.

Ela conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Anaheim 2003 em sua maior especialidade, o solo, se tornando um dos principais nomes da Ginástica do século 21. Foi nessa competição que ela realizou pela primeira vez o movimento que recebeu seu nome: o duplo twist carpado, chamado de Dos Santos I. 

Nos jogos olímpicos de Atenas 2004, Daiane deixou sua marca mais uma vez apresentando pela primeira vez, ao som de Brasileirinho, o duplo twist esticado, uma evolução do primeiro movimento, sendo intitulado Dos Santos II.

Apesar de nunca ter conquistado uma medalha nas três Olimpíadas que participou, Daiane dos Santos possui 5 medalhas em Jogos Pan-americanos, além de várias outras em etapas mundiais e demais campeonatos. 

Daniele Hypólito 

Quando falamos em atletas femininas da ginástica artística também não podemos esquecer de Daniele Hypólito, um outro grande nome na modalidade. 

Ela foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha mundial, no Campeonato de Gante 2001, no qual ela ficou com a prata. 

Daniele participou de 5 Jogos Olímpicos, conquistou 14 títulos nacionais e 10 medalhas em Jogos Pan-americanos, se consagrando uma das atletas femininas mais relevantes da história. 

Inclusive, Daniele é irmã de Diego Hypólito, um dos maiores nomes da ginástica masculina brasileira. 

Jade Barbosa

Jade Barbosa é outra ginasta muito importante. Ela fez história quando se tornou única atleta que ganhou mais de uma medalha em Campeonatos Mundiais e a única a ganhar medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Ela começou a ter destaque no Pré-Pan, em 2005, quando substituiu Daiane dos Santos, competindo pela primeira vez na seleção. Sua primeira competição internacional foi o Pan-Americano 2007, onde levou três medalhas, uma delas de ouro, na prova de salto. 

Em 2007, ela garantiu um pódio inédito para a ginástica artística brasileira – o bronze no individual geral, no mundial de Stuttgart.

Sua primeira Olimpíada foi Pequim 2008, onde ela garantiu colocações inéditas para o Brasil, que participou de três finais. Ela participou da primeira disputa da seleção em uma final por equipes, que encerrou na oitava posição.

Jade conta com inúmeras conquistas em competições nacionais e internacionais, em aparelhos individuais e em equipe. 

Rebeca Andrade

É claro que não podíamos deixar de citar o nome mais conhecido da atualidade, dentre as atletas femininas. Quem acompanhou as olimpíadas de Tóquio 2020 sabe que Rebeca Andrade fez história na ginástica artística, trazendo conquistas inéditas para o Brasil na modalidade.

Rebeca se tornou a primeira ginasta feminina brasileira a subir ao pódio de uma olimpíada. Ela conquistou a prata no individual geral em Tóquio. Passando pelo salto (sua melhor nota), paralelas, trave, e, por fim, o solo, o aparelho que lhe deu a conquista ao som de “Baile de Favela”.

Mas não parou por aí. Ela levou ainda a medalha de ouro no salto, se tornando, inclusive, a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição de Olimpíadas.

No mundial de Kitakyushu 2021, Rebeca fez ainda mais história, se tornando campeã no salto e levando a prata nas barras assimétricas. Novamente, ela foi a primeira brasileira a conquistar duas medalhas em uma única edição do campeonato. 

Existem vários outros nomes que foram muito importantes da Ginástica Artística, como Ethiene Franco, Laís Souza, e até atletas femininas mais jovens que vêm cada vez mais juntando conquistas para o Brasil, como é o caso de Flávia Saraiva, uma das ginastas mais promissoras da atualidade, que já participou de duas olimpíadas (Rio 2016 e Tóquio 2020) e conseguiu colocações incríveis na modalidade. 

Quer Praticar Ginástica Artística? Conheça a ASGYM

Normalmente, para chegar a níveis de competição, essas atletas femininas treinam desde bem jovens, mas, se você gosta de Ginástica Artística, saiba que é possível praticar em qualquer idade. 

Na ASGYM trabalhamos com diversas categorias de ginástica artística. Desde a infantil, passando por modalidades de treinamento de alto rendimento e suporte para competições, ou até mesmo para quem deseja praticar o esporte como hobby ou atividade física. 

Entre no nosso site e conheça todas as modalidades que a ASGYM oferece!

 

Leia Mais :

Rebeca Andrade | Revelação da Ginástica Artística

Conheça as Modalidades da Ginástica Artística na ASGYM

 

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais