conheca-a-trajetoria-da-estrela-da-ginastica-simone-bells

Conheça a Trajetória da Estrela da Ginástica Simone Biles

por | nov 15, 2022

A Ginástica Artística é uma Arte

A ginástica artística encanta com seus movimentos graciosos e que, ao mesmo tempo, demonstram força e extremo preparo físico dos atletas. No Brasil, principalmente, a modalidade ganhou destaque com alguns ginastas, como Diego Hypolito, Daiane dos Santos, Rebeca Andrade, entre inúmeros outros que nos enchem de orgulho.

Mundo afora esse esporte também é extremamente popular, motivo pelo qual muitas pessoas começaram a buscar uma academia de ginástica artística em Vitória – ES para trilhar o caminho das competições tradicionais ou, até mesmo, por hobby.

ginastica-artistica

Na verdade, a ascensão da ginástica artística na graça do público ocorreu com grandes figuras da modalidade, como as que citamos anteriormente e, também, da famosíssima Simone Biles. Ela é considerada por muitos a melhor ginasta de todos os tempos, com suas apresentações impecáveis que conquistam a plateia logo de início.

Dona de medalhas, recordes e muito carisma, ela é reconhecida internacionalmente e se torna uma das principais atrações dos jogos olímpicos na ginástica artística. Com sua célebre frase “Não sou o próximo Usain Bolt ou Michael Phelps, sou a primeira Simone Biles”, ela mostra que tem personalidade e que merece reconhecimento sem comparações.

Então, se você quer saber mais sobre a história dessa estrela da ginástica artística, acompanhe este texto preparado pela ASGYM, Academia de Ginástica Artística em Vitória – ES!

Quem é Simone Biles?

Simone Biles é uma atleta de ginástica artística americana nascida em Columbus, Ohio, no dia 14 de março de 1997. Aos 25 anos, já é uma ginasta em nível sênior, isto é, já atingiu o patamar de excelência no esporte.

simone-biles

Simone vivenciou, na infância, uma relação conturbada com a mãe, que era dependente química e, por isso, não conseguiu criá-la. Essa tarefa foi delegada aos avós, que cuidaram de Simone e de sua irmã e as adotaram oficialmente. 

Sua entrada na ginástica artística foi natural, ainda nova, enquanto fazia uma viagem escolar. Por conta do mau tempo, o ônibus não pôde prosseguir para o destino da excursão. A alternativa foi visitar um centro de treinamento de ginástica artística.

Ao chegar a um centro de treinamento de ginástica artística, apenas por diversão, ela começou a imitar os movimentos dos atletas e, pouco tempo depois, foi convidada pelo técnico para treinar no local. Hoje, ela simboliza superação e demonstra muita maturidade, sendo um exemplo na ginástica feminina e um parâmetro, inclusive, para os mais jovens. 

Depois de iniciar os treinos na academia local, ela começou a ser gerenciada na ginástica feminina por Aimee Borman, que a ajudou a adentrar competições profissionais. No entanto, era difícil manter a rotina de treinos e escola. 

Por isso, vendo que ela tinha futuro, os pais adotivos (seus avós), permitiram que ela fizesse homeschooling, isto é, estudasse em casa. Assim, ela conseguiu conciliar os treinos para os torneios de ginástica feminina e os estudos. Apenas um ano depois, ela se tornou campeã mundial de ginástica artística.

Ao longo de sua carreira até agora, ela acumula mais de 20 medalhas, entre campeonatos mundiais e Olimpíadas. Mas, além do talento inegável, ela é conhecida por um ato de bravura fora dos tatames. Isso porque, no auge de sua carreira na ginástica feminina, Simone Biles decidiu fazer uma pausa para cuidar de sua saúde mental.

Nos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, em 2021, após episódios de descompasso na execução dos movimentos, ela percebeu que a exaustão a abatia, por isso, decidiu abdicar da sua participação na competição por grupos para não prejudicar a equipe. 

Nas palavras dela: “Senti que seria um pouco melhor ficar em segundo plano para trabalhar minha atenção plena e sabia que as meninas fariam um ótimo trabalho”, disse à imprensa. Ainda assim, ela se manteve na competição pelas performances individuais. Mesmo tendo sido classificada para a final de várias modalidades de ginástica feminina, ela escolheu a trave de equilíbrio para mostrar seu talento e, naquele momento, sua superação. 

Embora estivesse num momento delicado, ela obteve medalha de bronze. Com esse ato de bravura e por ter priorizado a si mesma, Simone Biles abriu discussões sobre a saúde mental no esporte e proporcionou que outros atletas falassem sobre o assunto, reconhecendo a si como seres humanos que falham e, além disso, também têm seus limites.

Com a pausa em sua carreira, Simone se concentrou em curtir seus familiares e amigos, bem como cuidar de sua saúde mental. Nas redes sociais, inclusive, ela compartilha seu dia a dia e interage bastante com os admiradores. 

Muitos se perguntam o que, de fato, levou a atleta a achar que prejudicaria o desempenho de sua equipe. O que ocorreu foi que, provavelmente em decorrência da exaustão mental e física, ela desenvolveu alguns bloqueios ao realizar certos movimentos e começou a perder a percepção espacial quando estava no ar.

Com isso, ela perdia também sua consciência corporal e não conseguia executar todos os movimentos adequadamente. Mesmo assim, como já vimos, ela manteve a excelência e conquistou a medalha.

Ginástica Artística é na ASGYM

Se você gostou deste conteúdo sobre ginástica artística, continue acompanhando o blog da ASGYM. Somos uma academia de ginástica artística no ES que oferece treinamentos para diferentes faixas etárias. 

academia-de-ginastica-artistica

Nossa academia de ginástica artística para crianças a partir de três anos de idade tem o objetivo de oferecer total suporte tanto para alunos que participam de competições como alunos que tem apenas como hobby ou para exercer algum tipo de atividade física.

Acesse o nosso site, entre em contato, e saiba mais sobre valores, horários e modalidades!

Outras Postagens

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Entenda os Benefícios do Esporte Para a Saúde Mental

Por Que o Esporte é Importante para a Nossa Saúde? O esporte é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da sociedade como um todo, tanto que, até hoje, se perpetua aquela máxima: “mente sã, corpo são”. Uma determinada atividade corporal, como a Ginástica...

ler mais
Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Diferenças Entre Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim

Ginástica: um Esporte de Sucesso Olímpico Quando chegam as competições internacionais, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, alguns esportes se sobressaem, sendo, então, os “queridinhos” do público. Nesse quesito, a ginástica artística...

ler mais